Amarante assinala centenário de Agustina Bessa-Luís com três exposições

24 Novembro, 2022

No dia em que Agustina Bessa-Luís completaria 100 anos, 15 de outubro, o Município de Amarante – terra natal da escritora – inaugurou três exposições: “Feminino, uma história ficcionada” e “a super-menina: espassos, letras e livros”, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso; e “O rosto do pensamento” na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira – Polo de Vila Meã.

“Feminino, uma história ficcionada” tem por base as palavras de Agustina Bessa-Luís no livro “Dicionário Imperfeito” onde se lê: “A mulher é uma criadora por natureza. A mulher é.”.

“Viajar no universo de Agustina é sentir a mulher, nas suas coerências e incoerências, como se, à flor da pele, nos olhássemos ao espelho. Não são conceitos de feminismo, são estados de alma do Humano nos quais, nas suas diferenças, nos vamos revendo. Nesta exposição pretende-se uma reação interpelativa, que cada um sinta e descubra”, explica Rosário Machado, diretora do Departamento de Cultura de Amarante.

“Feminino, uma história ficcionada” compila alguns modelos de representação da mulher, e respetiva expressão criativa, presentes na coleção do MMASC. Obras dos amarantinos Amadeo de Souza-Cardoso, António Carneiro, Acácio Lino, Teixeira de Pascoaes, Manuel Monterroso e Eduardo Teixeira Pinto, mas também outras que se relacionam diretamente com as palavras de Agustina como, por exemplo, Júlio Pomar, Sarah Affonso, Barata Feyo, Lagoa Henriques, Clara Menéres, Paula Rego e Vieira da Silva. Sobre Paula Rego e Vieira da Silva, Agustina Bessa-Luís escreveu os livros “As Meninas” e “Longos dias têm cem anos”, respetivamente. Em “Feminino, uma história ficcionada” estará ainda exposto, pela primeira vez, um desenho de Maria Antónia Siza Vieira.

Para visitar até 28 de maio de 2023.

Criação de Os Espacialistas, com palavras de Gonçalo M. Tavares, a exposição “a super-menina: espassos, letras e livros”, é dedicada à super-menina que foi a Agustina Bessa-Luís. Nesta mostra, Os Espacialistas – projeto laboratorial de investigação teórica e prática das ligações entre Arte, Arquitectura e Educação – transformam o claustro do Convento de São Gonçalo no corpo de uma criança e no seu espaço de recreio. Cada uma das alas é uma página de caderneta escrita por uma narrativa fotográfica espacialista e um conjunto de 100 palavras espacializadas de Gonçalo M. Tavares. Um espaço superpovoado de imagens e objetos à semelhança dos manuscritos da escritora.

As montagens artísticas de paredes, tecto e chão de natureza objectual, as imagens Espacialistas produzidas a partir de Es/passos, letras de diferentes tamanhos, tipos e materiais, livros e muitos outros objetos provenientes do kit Espacialista e de práticas agrícolas tradicionais são reverberações memoriais e imaginárias de Agustina.

Todas as instalações são diálogos entre os jogos tradicionais infantis, os conflitos sociais e familiares e as atividades humanas agrícolas e animais (perversas) presentes nos livros e nas memórias de Agustina Bessa-Luís.

Para visitar até 12 de fevereiro de 2023.

Na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira – Polo de Vila Meã, Agostinho Santos expõe “O rosto do pensamento”, com curadoria de Aida Guerra, um conjunto de 18 desenhos inéditos sobre o universo e personagens agustinianas através dos quais o artista evoca e homenageia Agustina Bessa-Luís. “Estes desenhos simples, pretendem apenas abraçar ou simplesmente dar um beijo a uma importante figura da cultura nacional, que está agradavelmente ligada aos meus primeiros tempos profissionais, quer como jornalista, quer como artista plástico. Agustina está entre nós e ‘O rosto do pensamento’ é uma espécie de avivar a memória e homenagear um dos grandes vultos da nossa cultura”, explica Agostinho Santos.

Para visitar até 24 de janeiro de 2023.

Três exposições integradas na programação das comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís que pode consultar aqui

Museu recebe “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor em Quarentena"
18 Março, 2024

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor ...

SAB’Arte partilha momentos e personalidades da História com os mais novos e as famílias
16 Janeiro, 2024

O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua em 2024 com propostas para crianças e famílias, ao terce...

Encerramento temporário da loja
10 Janeiro, 2024

A Loja do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso vai estar encerrada, de 22 a 25 de janeiro, em virtude da realização do inventário. No entanto, é possível durante este per&iacut...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line