O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso respondeu ao desafio lançado pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas para integrar o programa do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, através da escolha de uma obra do seu acervo, relacionada com a temática da gastronomia, que deverá ser destacada no fim de semana de 30 e 31 de maio.
A escolha recaiu na obra de Diogo Alcoforado, uma natureza morta que nos mostra uma mesa onde estão expostos objetos relacionados com a gastronomia, em particular garrafas, que se deduz de vinho, um importante acompanhante na maioria das refeições. Trata-se de um desenho a aguada/tinta da china sobre papel, datado de 1965 e que pode ser visto no espaço expositivo da coleção permanente do Museu.
Diogo Alcoforado formou-se em Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e em Filosofia, tendo, inclusive, um doutoramento nesta área. Lecionou ao longo de vários anos a disciplina "Estética" na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Diogo Alcoforado
Desenhos
Aguada / Tinta-da-china
62 x 42cm
1965
Oferta do Autor
O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) encerra, temporariamente, ao público entre 17 de fevereiro e 30 de agosto, para a realização de obras de requalificação e climati...
Até 16 de fevereiro de 2025, esteve patente, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, o núcleo expositivo "António Carneiro - O retratista de almas", composto por retratos e autorr...
Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt
| Condições Gerais de Venda on-line