Os alunos do 3º ano da Escola Básica das Matas, integrada no Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia, estudaram Amadeo de Souza-Cardoso, realizando, depois, um trabalho final sobre obras do artista.
De acordo com Fernanda Seixas, professora da turma, o trabalho surgiu no âmbito da leitura/reflexão da obra “Amadeo de Souza-Cardoso - Tenho mais fases que a lua”, de João Manuel Ribeiro. Trata-se de uma obra biográfica que percorre a vida e as vivências daquele que muitos consideram o mais inovador artista plástico português. O escritor esteve na escola no mês de maio, cada turma ficou responsável por uma obra, devendo apresentar o resultado final ao autor.
Segundo a docente, a seleção do livro de João Manuel Ribeiro aconteceu por vários motivos: “um dos conteúdos, na área de Português, é o estudo de biografias; em Expressão Plástica, a aplicação de novas técnicas de desenho/pintura; a Oferta Complementar, este ano letivo, é Expressão Artística. Como já vai sendo hábito, no nosso agrupamento, a permanente consciencialização das crescentes exigências educativas conduz à diversificação e usufruto de ofertas pedagógico-didáticas complementares ao currículo regular, valiosas senão essenciais”, disse.
Sobre a metodologia utilizada na construção dos trabalhos, explicou Fernanda Seixas: “numa primeira aula, os alunos leram a biografia e observaram alguns quadros/pinturas, surgindo-se um debate. Num outro momento, cada aluno recebeu uma folha branca com um pequeno recorte de uma pintura do artista e o objetivo era fazer a técnica ‘desenho através da obra de arte’ ou técnica do alongamento, ou seja, os alunos alongaram os traços da pintura, surgindo no final uma pintura conjunta Amadeo/aluno”.
Da Escola das Matas, disse aquela docente: “somos uma escola que fomenta projetos pedagógicos dinâmicos, que se articulam entre si, ampliando os conhecimentos dos alunos e proporcionando um conjunto diversificado de oportunidades de aprendizagem nas diferentes áreas do saber. Acreditamos que o esforço que temos vindo a fazer no investimento da qualidade da educação está e vai produzir os seus efeitos”, concluiu.
A turma do 3º A da Escola das Matas prepara, agora, uma visita ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), onde os alunos poderão tomar contacto com as obras de Amadeo e aprofundar os seus conhecimentos sobre o pintor, a sua obra e a arte moderna em geral.
![]() |
![]() |
![]() |
O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) encerra, temporariamente, ao público entre 17 de fevereiro e 30 de agosto, para a realização de obras de requalificação e climati...
Até 16 de fevereiro de 2025, esteve patente, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, o núcleo expositivo "António Carneiro - O retratista de almas", composto por retratos e autorr...
Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt
| Condições Gerais de Venda on-line