O fotógrafo Valter Vinagre vai mostrar no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), entre 27 de maio e 25 de junho, “Posto de Trabalho”, uma exposição de fotografias produzidas entre 2010 e 2013.
Para o autor, “as fotografias que apresento nesta série - Posto de trabalho - não mostram gente, mas é de gente que falam. Temos espaços e construções de aspeto efémero que abrigam e ocultam uma actividade laboral subterrânea.
Através destas imagens, diz, procuro falar da prática de prostituição numa das suas vertentes - talvez a mais dura, perigosa e menos digna para as suas trabalhadoras e clientes.
Falar da prostituição de berma de estrada implica reflectir da sua dualidade público/privado.
É público, porque se anuncia/mostra na berma de estrada. É privado, porque as suas práticas se fazem longe de olhares indiscretos, no recato da floresta, no interior de abrigos improvisados”.
A inauguração da Exposição terá lugar às 16:00 de 27 de maio, sábado.
VALTER VINAGRE_bio
Nascido em Avelãs de Caminho (Anadia, Portugal) em 1954,Valter Vinagre estudou fotografia no AR.CO (Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa) entre 1986 – 1989 e iniciou o seu percurso em finais dos anos 1980, realizando exposições individuais e participando em mostras e iniciativas de cariz coletivo.
Exposições individuais (seleção)
Cá na Terra (Arquivo Fotográfico Municipal, Lisboa) / Bored in the USA (Centro Cultural Emmerico Nunes, Sines) / Carta do Sentir (Museu da Imagem, Braga) / Sob a Pele, 1996|2007 (Voyeur Project View ,Lisboa) / Espírito nas Ilhas (Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro) / Variações para um Fruto (Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco) / Húmus (Centro Cultural de Cascais) / OLHA (Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, Lisboa) / Animais de estimação (Kgaleria, Lisboa) / Barra das Almas (Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova/ Museu Jose Malhoa,Caldas da Rainha)/ Posto de trabalho(Fundação EDP/Museu da Electricidade,Lisboa.) Rouge,bleu,mauve et vert (Maison d’Image, Tunis. Tunisia ) Sob o Signo da Lua (Casa das Artes em Tavira) Da natureza das coisas (Travessa da Ermida, Lisboa) Retratos e outras histórias(Museu do Ciclismo, Caldas da Rainha) A Voz na cabeça (Galeria do Parque, Vila nova da Barquinha)
Exposições colectivas (seleção)
Topografias da Vinha e do Vinho (Cordoaria Nacional, Lisboa) / Uma Extensão do Olhar (CAV-Centro de Artes Visuais, Coimbra) / My Private Pictures (Plataforma Revólver, Lisboa) / Pedras e Rochas (Fundação Eugénio de Almeida, Évora) / Fragmentos do Prazer (Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova) / Madalena (Kgaleria, Lisboa) / Stigmata (Sala do Veado, Lisboa) / Critério Visível – 150 Anos de Fotografia Portuguesa (Edifício da Cadeia da Relação, CPF, Porto) / O Presente - Uma Dimensão Infinita (BESart Coleção Banco Espírito Santo – Museu Coleção Berardo, Lisboa) / Um Diário da República (PhotoEspaña, Fundación António Saura/Casa Zavala, Cuenca / Galeria Slovenskej em Bratislava / Fundação EDP, Porto) / Danos colaterais (Museu D. Diogo de Sousa, Braga) / NDT80 (Mosteiro de Tibães, Braga) / Hospital (Panóptico do Hospital Miguel Bombarda, Lisboa) / Primeira pedra (Paços do Concelho, Matosinhos) / O Tempo e o Modo, para um retrato da pobreza em Portugal (Pavilhão 31 do Hospital Júlio de Matos, Lisboa)/ Os Inquéritos (À fotografia e ao Território):Paisagem e Povoamento (CIAJG- Centro Internacional das Artes-José de Guimarães,Guimarães/ Museu Nacional de Etnologia, Lisboa) De onde vem? (Cidadela de Cascais, Cascais)
Filmes
Prémios
Prémio Autores 2016 da Sociedade Portuguesa de Autores. Melhor Trabalho de Fotografia com “Posto de trabalho”
Prémio da 6.ª Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira em 1999 com “Corpu insanu”
Authors Prize 2016 Portuguese Society of Authors Best Photography Work with “Posto de trabalho”
Award of the 6th Vila Franca de Xira Photography Biennial in 1999 with “Corpu insanu”
Colecções (selecção)
Encontros da Imagem, Braga, Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, Fototeca Nacional de Cuba | Havana, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Festival de l’Image Ville du Mans, França,Instituto Camões, Lisboa, Musée de la Photographie – Charleroi, Bélgica, PLMJ – Sociedade de Advogados, Lisboa, Colecção Nacional de Fotografia | Centro Português de Fotografia, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova / Centro Cultural Raiano, ,Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Câmara Municipal de Nazaré, Fundação D.Luis I, Cascais, BES Art Collection,Banco Espírito Santo, Fundação EDP, Colecções privadas.
Bibliografia (selecção)
Comboio -pretexto para um olhar, cartaz/catálogo, ed.Autor, texto de Arq. Nuno Teotónio Pereira, 1988.
Notas Pessoais, ed. Autor, 1990.
Telheiras- Lisboa, ed. Autor, 1992.
Momentos, textos de Hermínio de Oliveira, ed. Grafiartes, Rio Maior, 1994.
Cá Na Terra, texto de Manuel Hermínio Monteiro, Assírio & Alvim, Lisboa, 1998
Auto Cigano, texto de Isabel Rufino, Barafunda Associação Juvenil Benedita, 2000.
Cavalhadas no Rosmaninhal, Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova, 2000.
Espírito nas Ilhas, textos de Álamo Oliveira e Hermínio Monteiro ,Instituto Camões, Lisboa, 2001.
Carta do Sentir, texto de Maria Armandina Maia, ed. Grafiartes, Rio Maior, 2001
Na Cidade, Texto de Jorge Calado, IST Press, 2002.
Bored in the U.S.A., texto de Lúcia Marques, Assírio & Alvim, 2004.
Variações para um fruto, texto de Ana Ruivo, Assírio & Alvim, 2004.
Monte Siano, texto de Hélia Correia, Assírio & Alvim, 2004.
PARA , texto de Celso Martins, Assírio&Alvim,2006
HÚMUS, texto Alexandro Castellote, Centro Cultural de Cascais, 2009
OLHA, texto de Celso Martins, APAV, Lisboa, 2011
Animais de Estimação,Texto de Sérgio Gomes/Valter Vinagre, Kameraphoto, Lisboa, 2013
Barra das Almas, texto de Luisa Soares Oliveira de Oliveira, Kameraphoto/Huggly Books,2013
Posto de Trabalho, texto de Jaime Rocha, XYZ Books, Lisboa, 2015
Rouge, Blue, Mauve et Vert, Edição de autor com apoio de XYZ Books, Lisboa 2016
Da natureza das coisas, texto de Emília Tavares, Travessa da Ermida, Lisboa 2016.
A voz na cabeça, texto de João Pinharanda, Município de Vila Nova da Barquinha, 2017.
> Veja a reportagem sobre a exposição "Posto de Trabalho" de Valter Vinagre
No âmbito do Dia Internacional dos Museus, que se comemora a 18 de maio, o Município de Amarante irá promover ao longo de uma semana, diferentes iniciativas para assinalar a efe...
O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor ...
O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua em 2024 com propostas para crianças e famílias, ao terce...
Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt
| Condições Gerais de Venda on-line