O Arte Institute, em parceria com “Les Films de L`Odyssée” e “Imagina Produções”, apresenta, a 8 de abril, no MoMA – Musem of Modern Art de Nova Iorque, a première do filme “Amadeo Souza Cardoso: O último Segredo da Arte Moderna”.
A Apresentação do filme faz parte do programa do Arte Institute e tem como objetivo promover o cinema português, os novos realizadores e o trabalho de Amadeo Souza Cardoso. O evento vai contar com a presença do realizador Christophe Fonseca e do produtor Ruben Alves.
“Amadeo Souza Cardoso: o último Segredo da Arte Moderna” é um documentário que traça o percurso do pintor português, que se propõe descobrir a sua obra fulgurante, de quem se diz ser “o segredo mais bem guardado do primeiro modernismo”.
Considerado como um dos artistas mais talentosos da sua geração, íntimo de Modigliani, Brancusi e do casal Sonia e Robert Delaunay, Amadeo de Souza Cardoso expôs em Berlim, Paris e na Armory Show, em Nova Iorque, ao lado dos maiores do seu tempo: Braque, Picasso, Duchamp, Matisse, Kandinsky e Léger, sempre recusando qualquer etiqueta.
Em vida conhece um grande sucesso da crítica, mas a sua morte precoce mergulhou-o no esquecimento durante mais de 50 anos.
O documentário sobre Amadeo que Nova Iorque agora vai ver foi exibido em Amarante, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em ante-estreia, na Primavera de 2016.
Christophe Fonseca é um realizador e produtor luso-francês na área de cinema, documentário e grande reportagem. Depois de uma formação em belas artes, estudou jornalismo e cinema em Paris. Criou, em 2007, “Les Films de l’Odyssée”, hoje uma produtora de referência em França.
O seu filme mais recente, “Amadeo de Souza Cardoso, o último segredo da arte moderna”, realizado no âmbito da exposição do Grand Palais, já foi visto por um milhão de telespetadores em França e Portugal. Parte, agora, para o continente Americano e será difundido em 180 países com o objetivo de promover e dar a conhecer a nível internacional um dos mais emblemáticos artistas portugueses.
A sua filmografia acumulou um total de 200 milhões de espectadores, um recorde que confere a Christophe Fonseca um estatuto de influência na aérea da comunicação. Uma posição que o realizador utiliza na divulgação da cultura portuguesa, da qual se tornou um embaixador.
No âmbito do Dia Internacional dos Museus, que se comemora a 18 de maio, o Município de Amarante irá promover ao longo de uma semana, diferentes iniciativas para assinalar a efe...
O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor ...
O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua em 2024 com propostas para crianças e famílias, ao terce...
Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt
| Condições Gerais de Venda on-line