EM EXIBIÇÃO


22 SET 2023 - 29 JAN 2024
DO DELICADO TRABALHO DA AGULHA
Desenhos da Coleção de Desenhos da Madeira

 

30 JUN - 01 OUT 2023
Este é o lugar onde as árvores cantam
António Faria

 


António Cardoso, Diretor... "desde que nasci..."

 

   

Esta exposição nasce no contexto da celebração dos 10 anos de Cuidados Paliativos Pediátricos em Portugal, como um convite a pensar estas temáticas através da arte, em particular do desenho. Incorporar a arte nos cuidados paliativos reconhece a importância de abordar as necessidades holísticas dos pacientes, incluindo as suas dimensões emocionais, psicológicas e espirituais. A arte serve como uma ferramenta para promover a dignidade, o conforto e a qualidade de vida em tempos difíceis, oferecendo uma experiência significativa e muitas vezes transformadora.
 

 

 “Este é o lugar onde as árvores cantam” é apresentada como uma experiência, como meditação num lugar que é feito sobretudo do encontro entre arte, música e pessoas destinadas a uma existência comum.
 

 

Composta por obras do Professor António Cardoso doadas ao MMASC, esta mostra – que é também uma homenagem – apresenta pintura, desenho e documentos, oficiais e pessoais, que ajudarão na compreensão da mesma.
 

 

Amadeo de Souza-Cardoso
Viagem como ato de criação

 

Acácio Lino
Mestre da Pintura Histórica e Naturalista

 

Eduardo Teixeira Pinto
Fotografia

 

 

   

"As viagens, então, são o grande livro do artista. São-lhe tão necessárias como a Bíblia e o latim a um padre. O alimento moral está no livro do mundo. Qual é esse livro? O próprio mundo - certamente. Ora, em todos os livros é preciso virar de folha; este virar de folha equivale aqui a uma viagem."

É com esta ideia de Amadeo como mote que lhe lançamos o desafio de fazer esta viagem expositiva.

 

Acácio Lino impôs-se na pintura portuguesa como paisagista, afirmando-se também como intérprete de cenas rurais e excelente animalista, mas - acima de tudo - notabilizou-se como um Pintor da História.



 

 

Eduardo é o autor de livros contados através das suas fotografias onde os personagens são o granito, a água, a flora, os bichos e o Homem que interagem, dialogam e seguem argumentos "escritos" por si a todas as horas do dia com especial predilecção para a noite cerrada e para a madrugada intrincada. Nelas aparece o seu personagem principal: o nevoeiro.

 

 
           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 

 

 

 

 

 

 


 


 
por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line