EXPOSIÇÕES EM EXIBIÇÃO


28 SET - 24 NOV 2024
Silva Porto - A paisagem no desenho e na pintura

 

8 AGO - 29 OUT 2024
António Carneiro - O retratista de almas

 

13 JUL - 29 OUT 2024
Montagem #1/ Assembly #1

 

 

   

Esta exposição faz uma apresentação informada sobre parte da obra gráfica de Silva Porto (1850-1893), interpretando um conjunto de desenhos da coleção da Sociedade Nacional de Belas Artes - SNBA. Enquadra-se especificamente o seu olhar inovador sobre o território, caracterizado pela novidade do ar-livrismo e pela aproximação aos traços identitários do território: paisagens, árvores, animais e pessoas. Reúne-se um conjunto de 32 desenhos e uma pintura, promovendo uma leitura contextualizada da sua génese.

 

Entre no mundo do retrato de um dos artistas amarantinos mais representados no espólio do nosso museu – António Carneiro.
Conduzidos pelas palavras de Teixeira de Pascoaes, outra grande figura amarantina da literatura portuguesa, irá deambular entre as referências e as produções artísticas relativas e de Teixeira de Pascoaes, que contribuem para a leitura plena e fruição quer artística quer intelectual dos retratos e autorretratos de António Carneiro.

 

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso encontra-se numa fase de experimentação e reflexão de modelos e narrativas expositivas, por forma a permitir uma revisitação à sua coleção e encontro e reencontro de linguagens e autores. Neste sentido, apresenta o núcleo expositivo "Montagem #1/ Assembly #1", o primeiro em que o museu propõe, de forma despudorada e simples, esta visitação.

 
FOLHA DE SALA - PT [PDF]   FOLHA DE SALA [PDF]   FOLHA DE SALA [PDF]  

Amadeo de Souza-Cardoso
Viagem como ato de criação

 

Acácio Lino
Mestre da Pintura Histórica e Naturalista

 

Eduardo Teixeira Pinto
Fotografia

 

 

 

 

 
"As viagens, então, são o grande livro do artista. São-lhe tão necessárias como a Bíblia e o latim a um padre. O alimento moral está no livro do mundo. Qual é esse livro? O próprio mundo - certamente. Ora, em todos os livros é preciso virar de folha; este virar de folha equivale aqui a uma viagem."  

Acácio Lino impôs-se na pintura portuguesa como paisagista, afirmando-se também como intérprete de cenas rurais e excelente animalista, mas - acima de tudo - notabilizou-se como um Pintor da História.

  Olhar vago, pensamento longínquo, figura imponente, Eduardo quando não estava no seu santuário – Foto Arte, na Rua Cândido dos Reis, em Amarante, inaugurado pelo seu pai em 1930 – vagueava por Amarante com a sua inseparável companheira - uma máquina fotográfica.  
por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line