Museu recebe “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor em Quarentena"

18 Março, 2024

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor em Quarentena”.

Sábado, 23 de março, pelas 15h00, o MMASC inaugura a exposição “Mário Cesariny: a poesia sem versos” com curadoria de Marlene Oliveira e Perfecto E. Cuadrado. No ano em que se assinala o centenário da publicação do Manifesto Surrealista e sendo Mário Cesariny, uma figura central no movimento surrealista em Portugal, Amarante, terra de Teixeira de Pascoaes, acolhe-o nesta exposição, numa parceria com a Fundação Cupertino de Miranda.

A obra dedicada de Cesariny a Pascoaes onde escreve o verso “a luz é cada vez mais clara e a treva cada vez mais negra”, uma alusão do surrealista à “poesia sem versos” do autor amarantino, serve de imagem para esta exposição. Cesariny referiu que “Pascoaes, é o meu maior” (Verso de Autografia, 2004), dada a admiração que desde sempre nutriu por este vulto da cultura nacional, que também o inspirou nas suas criações.

Nesta mostra, estamos perante uma nova abordagem, em que o visitante deixa de ser um mero observador para se envolver no universo da escrita, das obras e das vivências do poeta e pintor.

No domingo, 24 de março, pelas 17h00, será inaugurada a exposição “Amor em Quarentena”, da autoria e produção de Nuno Viana. Trata-se de um projeto pioneiro, que combina poesia, música e cinema baseado numa história real, iniciado em 2020, e desenvolvido durante o período pandémico.

Com realização de João Seugirdor, fotografia de Miro Ribeiro e associado à União Audiovisual, este projeto conta com a participação vários artistas de renome, como Pedro Abrunhosa, Marisa Liz, Paulo Pires, Adolfo Luxúria Canibal, Prof Jam, Catarina Oliveira, Maria João Bastos, Sónia Tavares, Tim, Pedro Barroso, Vera Kolodzig, Fernando Ribeiro, Jorge Palma, Rita Redshoes, Ismael Calliano, Pedro Pontes, Mariana Monteiro, Rodrigo Leão, Tiago Bettencourt, Mário Laginha, The Gift, Noiserv, Stereossauro, Ed Rocha Gonçalves (Best Youth), Rui David, Pedro Janela, Tiago Sousa, My Noisy Twins e Ismael Calliano.

De referir que o livro de poesia, que serve de base a todo o projeto, conta com a participação de alguns dos fotógrafos contemporâneos mais relevantes em todo o mundo.

As exposições “Amor em Quarentena” e “Mário Cesariny: a poesia sem versos” estarão patentes ao público até 28 de abril e 16 de junho, respetivamente.

Museu recebe “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor em Quarentena"
18 Março, 2024

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor ...

SAB’Arte partilha momentos e personalidades da História com os mais novos e as famílias
16 Janeiro, 2024

O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua em 2024 com propostas para crianças e famílias, ao terce...

Encerramento temporário da loja
10 Janeiro, 2024

A Loja do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso vai estar encerrada, de 22 a 25 de janeiro, em virtude da realização do inventário. No entanto, é possível durante este per&iacut...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line