Isabel Pavão expõe “Porto – Paris – Nova Iorque” no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso

28 Julho, 2022

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso tem patente ao público a exposição "Porto – Paris – Nova Iorque", da artista plástica Isabel Pavão, até dia 18 de setembro de 2022, das 10h às 12h30 e entre as 14h00 e as 18h00, excepto às segundas-feiras e feriados.

Com curadoria de Laura Castro, "Porto – Paris – Nova Iorque" apresenta os trabalhos de Isabel Pavão que constituem a Impressions Series, de 2018 e 2019. A completar esta produção estarão também peças de séries anteriores: Vestiges, Linguistic Boundaries Series e Oriental Series, Americana Series e Atmospheres.

Assim se ilustra o trânsito entre Porto, Paris e Nova Iorque, cumprido pela artista nos dois sentidos, do qual resultam as referências que a sua obra incorpora, as ressonâncias culturais que manifesta e as problemáticas artísticas, e de outra natureza, que nos propõe. O material exposto revela a permanência dos processos concepção, composição e materialização da pintura, explorados desde as suas séries inaugurais. Revela, também, o modo como relaciona o universo exterior e a esfera íntima, ora entendendo-os como espelho, ora fragmentando-os em camadas e desarticulando-os em estilhaços”, explica Laura Castro.

"Porto – Paris – Nova Iorque" chega a Amarante, depois de ter sido apresentada na Cooperativa Árvore, no Porto, e na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.

Isabel Pavão formou-se em Artes Plásticas / Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1984. Obteve uma bolsa do Governo Português para desenvolver um projeto artístico em Paris, França. Concluiu o Mestrado em Artes / Diplôme d’Études Approfondies Artistiques, na Université Paris VIII – St. Dennis, em 1988, e fez pesquisa destinada a doutoramento / Thèse de Troisième Cycle.

Entre 1990 e 1994, com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana, obteve o Doutoramento em Artes na New York University, em 1994. Vive e trabalha em Nova Iorque desde 1990. Tem participação ativa e frequente como artista e curadora, e como professora convidada em Universidades, Escolas de Arte e Museus. As suas intervenções centram-se na área da Arte Contemporânea, Estética, Pedagogia e em projetos que envolvem o seu próprio trabalho. É membro da Direção do Cinema Arts Centre, em Nova Iorque, do Advisory Board of Directors of Arte Institute e do Conselho da Diáspora Portuguesa.

Da sua colaboração com o escritor Nuno Júdice resultou o livro “Ten Impressions of Rose and Sea”, e com a escritora Katherine Vaz, o livro “The Heart Is a Drowning Object”.

Museu recebe “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor em Quarentena"
18 Março, 2024

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) recebe no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de março, as exposições “Mário Cesariny: a poesia sem versos” e “Amor ...

SAB’Arte partilha momentos e personalidades da História com os mais novos e as famílias
16 Janeiro, 2024

O SAB’Arte, iniciativa do Projeto Educativo do Departamento de Cultura da Câmara de Amarante, continua em 2024 com propostas para crianças e famílias, ao terce...

Encerramento temporário da loja
10 Janeiro, 2024

A Loja do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso vai estar encerrada, de 22 a 25 de janeiro, em virtude da realização do inventário. No entanto, é possível durante este per&iacut...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line