Isabel Pavão expõe “Porto – Paris – Nova Iorque” no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso

7 Junho, 2022

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso tem patente ao público a exposição "Porto – Paris – Nova Iorque", da artista plástica Isabel Pavão, até dia 18 de setembro de 2022, das 10h às 12h30 e entre as 14h00 e as 18h00, excepto às segundas-feiras e feriados.

Com curadoria de Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte, "Porto – Paris – Nova Iorque" apresenta os trabalhos de Isabel Pavão que constituem a Impressions Series, de 2018 e 2019. A completar esta produção estarão também peças de séries anteriores: Vestiges, Linguistic Boundaries Series e Oriental Series, Americana Series e Atmospheres.

Assim se ilustra o trânsito entre Porto, Paris e Nova Iorque, cumprido pela artista nos dois sentidos, do qual resultam as referências que a sua obra incorpora, as ressonâncias culturais que manifesta e as problemáticas artísticas, e de outra natureza, que nos propõe. O material exposto revela a permanência dos processos concepção, composição e materialização da pintura, explorados desde as suas séries inaugurais. Revela, também, o modo como relaciona o universo exterior e a esfera íntima, ora entendendo-os como espelho, ora fragmentando-os em camadas e desarticulando-os em estilhaços”, explica Laura Castro.

"Porto – Paris – Nova Iorque" chega a Amarante, depois de ter sido apresentada na Cooperativa Árvore, no Porto, e na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.

Isabel Pavão formou-se em Artes Plásticas / Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1984. Obteve uma bolsa do Governo Português para desenvolver um projeto artístico em Paris, França. Concluiu o Mestrado em Artes / Diplôme d’Études Approfondies Artistiques, na Université Paris VIII – St. Dennis, em 1988, e fez pesquisa destinada a doutoramento / Thèse de Troisième Cycle.

Entre 1990 e 1994, com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana, obteve o Doutoramento em Artes na New York University, em 1994. Vive e trabalha em Nova Iorque desde 1990. Tem participação ativa e frequente como artista e curadora, e como professora convidada em Universidades, Escolas de Arte e Museus. As suas intervenções centram-se na área da Arte Contemporânea, Estética, Pedagogia e em projetos que envolvem o seu próprio trabalho. É membro da Direção do Cinema Arts Centre, em Nova Iorque, do Advisory Board of Directors of Arte Institute e do Conselho da Diáspora Portuguesa.

Da sua colaboração com o escritor Nuno Júdice resultou o livro “Ten Impressions of Rose and Sea”, e com a escritora Katherine Vaz, o livro “The Heart Is a Drowning Object”.

Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso convida crianças e famílias para atividades do SAB'Arte
30 Junho, 2022

Entre julho e setembro, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso convida as crianças e famílias a participarem na iniciativa SAB'Arte, que acontece no terceiro s&aacu...

Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso promove ateliês de verão para as crianças
29 Junho, 2022

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso promove dois ateliês de verão, em julho e agosto, para crianças com idades entre os seis e os 12 anos.
De 11 a 15 de...

Sons no Museu: ciclo de showcases para animar os fins-de-tarde no Museu
28 Junho, 2022

O Sons no Museu – ciclo de showcases iniciado em abril para animar os fins-de-tarde no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso – regressa a 15 de julho com a dupla Modulatus...

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 272 / 238
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line