PAULA REGO

1953

Biografia
Paula Rego nasce a 26 de Janeiro de 1935, em Lisboa. Oriunda de uma família
republicana e liberal, com ligações às culturas inglesa e francesa ingressa, no ano de 1945, na St. Julian's School, em Carcavelos, residindo durante a sua infância e adolescência no Estoril.
Incentivada pelo pai a prosseguir o seu desenvolvimento artístico fora do Portugal
salazarista dos anos 50, Paula Rego entra na prestigiada Slade School of Fine
Art, em Londres, com apenas 17 anos, onde estudará entre 1952 e 1956. Aqui virá a conhecer vários artistas, destacando-se o seu futuro marido, o artista britânico Victor Willing (1928-1988), considerado o representante da sua geração pelo seu brilhantismo intelectual. Este artista, com quem virá a casar em 1959, e de quem terá três filhos, representa, desde o início da formação académica de Paula Rego, a sua referência tutelar, a ligação mais imediata ao panorama artístico da época. Entre 1957 e 1963 o casal e os seus filhos viverão na Ericeira, Portugal.
Durante os anos de 1962 e 1963 Paula Rego é bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) e entre 1963 e 1975 Paula Rego e a sua família vivem entre Inglaterra e Portugal, acabando por fixarem definitivamente a sua residência em Londres, no ano de 1976.
Lecciona como professora convidada de Pintura na Slade School of Fine Art, Londres, Inglaterra em 1983.
Em 1988 realiza a sua primeira grande exposição individual na Serpentine Gallery, em Londres. Esta exposição marcará o início do reconhecimento artístico de Paula Rego no panorama artístico português ou inglês e mesmo no plano internacional.  Em 1990 Paula Rego é convidada para integrar a primeira edição do programa Associate Artist Scheme, um projeto de residências de artistas contemporâneos na National Gallery, em Londres, produzindo uma série de obras que estabelecem uma relação directa com a colecção deste museu, das quais se destaca O Jardim de Crivelli. Desde esta década, a artista tem realizado diversas exposições individuais e colectivas e sido frequentemente distinguida com variadíssimos prémios e distinções que reflectem, precisamente, o reconhecimento de uma obra produzida em cerca de 50 anos. A sua longa produção artística dilui as hierarquias e a diferenciação entre a arte erudita e a popular, entre as belas artes e as artes aplicadas, comunicando com o passado, pela via das suas habitualmente díspares fontes artísticas, mas abrindo-se sempre ao presente pela sua voz crítica e socialmente interventiva.
Actualmente, trabalha e reside em Londres.

Autora: Catarina Alfaro

 

Voltar

por thesign

VISITAS / CONTACTOS

Alameda Teixeira de Pascoaes
4600-011 Amarante - Portugal
+351 255 420 282 (Atendimento/Receção)
+351 255 420 262 (Projeto Educativo)
mmasc@cm-amarante.pt

        

| Política de Privacidade

| Termos e Condições

| Condições Gerais de Venda on-line